Ricardo Libertino é artista pesquisador brasileiro pouco conhecido com muitos trabalhos criados e em processo.

Nascido e criado em Manaus/AM, morou no Rio de Janeiro/RJ onde iniciou sua carreira. Graduado o curso de Artes Cênicas – Direção Teatral formou em Artes Cênicas na UFRJ em 2011, tem formação técnica em Assistência de Direção e Assistência de Fotografia em Cinema pela AIC – Academia Internacional de Cinema em 2005 e em Canto pela Escola Villa Lobos/RJ.

É co-fundador da companhia de teatro Grupo Garimpo atuante desde 2007, atuando como ator, diretor, produtor das peças do grupo.

Foi jurado no Prêmio Yan Michalski, da revista eletrônica Questão de Crítica em 2015.

É habilitado a praticar a técnica de terapia holística método Reiki – Nivel 3, desde 2016.

É viajante com objetivo de criar e produzir Feito Pra Acabar 2 e com recursos financeiros próprios desde 2018, tendo viajado por várias cidades brasileiras e países da Europa, Estados Unidos, Paraguai, China, Tailândia e Vietnam.

É atleta de CrossFit desde 2019, conquistando o 6º lugar no Brazilian Showdown e 15º no LATAM, na categoria Scaled.

Atualmente, trocou seu nome nas artes de Ricardo Libertini para Ricardo Libertino.

Tem interesse em: artes multidisciplinares e seriadas; política, poética e ética da viagem; na materialidade de fluxos e acasos; colaboração artista e público; artes performativas; estética não espetacular e precariedade; organicidade; impermanência; e artistas que abandonaram as artes.

Deseja ser contemplado em editais culturais ou recursos financeiros pois a maioria de seus projetos foram realizados com investimento pessoal e dar maior visibilidade ao seu trabalho em desdobramento e em desenvolvimento nos mais de 15 anos de trajetórias nas artes.

Nas horas vagas, gosta de subir montanhista e cuidar de plantas.

CV em formato PDF aqui.